quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A tendência Jason Voorhees


Nesse mês o filme Invocação do Mal foi lançado no Brasil em uma sexta-feira treze, a origem da crença dessa data é incerta, porém todos sabem que é um forte símbolo da cultura norte americana.

A influência norte americana no gênero Terror é algo bastante perceptível e presente há muito tempo, um bom exemplo é o filme “Halloween - A Noite do Terror”, lançado em 1978, sua história gira em torno de um evento cultural conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, essa celebração perpetua até hoje tanto no cinema como na cultura deles. Podemos dizer que vivemos em um período onde tudo é tendência, assim, quando falta tradição norte americana cria-se uma barreira com o espectador, a prova disso é o resultado nas bilheterias: a série de filmes Atividade Paranormal (2007 – 2012) arrecadou mais de US$ 104 milhões enquanto que a trilogia de Zé do Caixão rendeu apenas R$ 180 mil.

Apesar dessa homogeneidade, o gênero terror nos EUA vêm fazendo sucesso, a série The Walking Dead trabalha bem o clichê do apocalipse zumbi ao colocar drama e aventura na trama, tanto é que já bateu vários recordes de audiência. Até mesmo o filme Invocação do Mal, que reverteu esse estereótipo da casa mal assombrada antiga ao deixar a história realista e ao mesmo tempo cheia de sustos e adrenalina.

A  indústria do terror está se tornando muito tendenciosa graças a influência norte americana, assim, perderá sua essência rapidamente. Deve-se abrir espaço para outros tipos de produções como o terror europeu ou o Japanese Horror a fim de que exista uma grande diversidade, que provocará uma evolução nesse gênero cinematográfico.

Em função da diversidade vão ai umas sugestões de Japanese Horror, um tipo que esta crescendo cada vez mais:

1 - Marebito (2004):


2 -  Ju-On: The Grudge (2002):


3 - Chakushin Ari (2003): 






terça-feira, 24 de setembro de 2013

Heterogeneidade musical

     Nos eventos do Rock in Rio de 2013 nós vimos que além de ter o Rock 'n' Roll em si, tiveram os gêneros: Axé, Pop, Eletrônica, entre outros. Com essa miscelânea de gêneros podemos ver que ocorreu uma interação e choque entre gostos musicas juntamente com suas culturas.Em meio tantas culturas distintas, o festival proporciona a interação de diferentes estilos musicais. O que pode tornar o evento bom para uns e ruim para outros.
     O conceito positivo é exatamente isso. Além de não ter apenas um gênero musical, as pessoas podem assistir um show de estilo diferente ao de costume e acabar conhecendo e gostando dessa novidade. É claro que isso é uma variável, porém, trazer um ou mais artista/banda que é favorito de várias pessoas é uma coisa ótima e satisfatória para os fãs.          Nota-se uma jogada de marketing nisso tudo: juntam diferentes gêneros, pois atrai diferentes públicos. O que acaba não agradando a todos.
O ponto negativo é que ainda existem pessoas que são muito "fechadas" para conhecer outros estilos musicais. Não gostando e até criticando negativamente outros artistas os quais não são do seu grupo musical.

      De qualquer forma, gostando ou não dos estilos musicais diferentes do seu, é importante que haja respeito, independente do que você gosta ou do que o outro goste. Se uma pessoa gosta de Ivete Sangalo, qual o problema de ela assistir e curtir o show do Bon Jovi? Sem essa de preconceito musical, galera!

Lado pacífico ou lado violento?

Qual o lado certo para nós?


Como em qualquer outra manifestação a do 7 de Setembro, não podia ser diferente. Houveram dois tipos opostos de opinião: as pessoas que eram a favor dos protestos e as que eram totalmente contra. As pessoas a favor dos protestos, julgavam que eles eram embasados de ideais bons e construtivos, e que poderiam sim, de alguma forma, mudar o país. Já as pessoas contra, acreditavam que eram apenas atos de vandalismo com desculpas que envolviam problemas políticos que não poderiam ser mudados com simples passeatas, paralisações e destruição. As manifestações sofrem grande influência da mídia, que no começa era contra e divulgava apenas atos de violência. Começou então a parecer "a favor", quando as manifestações começaram a ir contra a própria mídia, como uma forma de "auto-defesa" então, foram divulgadas as boas intenções e ideologias dos movimentos. Muitos dizem que durante um período, o país tinha acordado; milhares de pessoas foram às rua, brigaram por seus direitos. Mas e agora? Todo mundo voltou para casa? O país voltou a dormir? Uma coisa é certa, a informação que recebemos sobre tais movimentos, são transmitidas de formas variadas, ou seja, cada pessoa, recebe esta informação de um jeito diferente. Então cabe a nós entender que: há sim, os vândalos que estão nas ruas por puro prazer de depredar o patrimônio público, mas há, em sua maioria, pessoas realmente com ideais plausíveis para um futuro melhor da nação. 

A influência dos famosos


Até onde sua vida pode mudar por uma celebridade?


Não é nenhuma novidade que os famosos exercem grande influência sobre a sociedade, mas até onde isso é aceitável?
O caso relatado no livro “The Bling Ring”, comentado no post anterior, mostra o excesso de influência que algumas pessoas receberam, o que as levaram a cometer loucuras como roubo e invasão de propriedades privadas apenas para ter o mesmo estilo de vida dos famosos. A vida que as celebridades levam é objeto de desejo de muitas pessoas, principalmente jovens. Essa admiração descontrolada pode dar início a uma obsessão nada saudável. Vemos pessoas perdendo suas próprias personalidades e modo de pensar apenas para ser cada vez mais parecido com seu ídolo em todos os aspectos possíveis.
Em contrapartida, essa influência pode também resultar em coisas boas. Campanhas de ONGs e programas sociais se aproveitam dessa influência de celebridades sobre a sociedade para que suas propagandas atinjam um público maior na população, pois as pessoas acabam prestando mais atenção e contribuem para as causas em questão. Desse modo, concluímos que essa influência das celebridades sobre a sociedade pode se tornar tanto uma coisa boa quanto uma ruim. Vai de cada um decidir se apenas seu corte de cabelo ou estilo de roupa irá mudar ou se você vai se deixar levar completamente pelos ideais de seu ídolo.
O limite de tudo será imposto por você mesmo.

Vale apena apostar em "novas gerações"?

A notícia da reformulação de alguns dos principais heróis d DC comics, como Superman e Mulher-Maravilha gerou certa discussão entre os leitores, já que muitos já estão habituados aos mesmos estilos de escritas, com histórias contendo os mesmos ritmos, ou coisas bem parecidas, não foram a favor da ideia de terem que "reaprender" a ler suas HQs favoritas.
Este fato também trouxe boas novas, já que agora a DC vem investindo em personagens que até agora não passavam de ajudantes (como Asa Noturna). Este investimento pode acarretar em uma nova legião de leitores, sem contar que os heróis que antes viviam na sombra dos maiores podem finalmente mostrar do que são capazes. Entretanto isso colocou mais "lenha no fogo", já que fãs fiéis dos clássicos acreditavam que a empresa estava substituindo seus antigos, gerando a discussão
O fato de haver mudanças, não só no mundo dos quadrinhos como nos das séries, desenhos, animes e etc., sempre gerou certo espanto e desconforto aos fãs. Entretanto, mudanças são necessárias para alcançar mais fãs, leitores, telespectadores e assim por diante. Um exemplo é o do novo anime Saint Seiya Omega (Cavaleiros do Zodíaco Omega) que trouxe certa divisão entres os fãs já que para produzir a animação tiveram que parar Saint Seiya The Lost Canvas (Os Cavaleiros do Zodíaco: O Mito da Tela Perdida). Aqui tem o link de um fórum onde a série foi colocada em pauta e podemos claramente ver a separação dos fãs. E vocês? Gostam de investir em novas gerações?

Acervo Cultural nas Escolas

A importância dos acervos nas escolas e a falta de investimento na área

Um acervo cultural significa ter algo em abundância podendo ser de âmbito artístico, bibliográfico, científico, documental, histórico, entre outros. O acervo cultural das escolas é o material disponível tanto para o aprendizado quando para o complemento deste, como livros, filmes, músicas, entre outros.
O acervo cultural das escolas é muito importante para todos. Tanto os alunos quanto os professores podem explorar um jeito diferente de ensinar e aprender, e assim modificar a imagem monótona que algumas escolas passam com seu ensino regrado e sem dinâmicas. Além disso, há também a utilização desse acervo para pesquisas escolares e até mesmo recreação, promovendo a cultura em diversos lugares.
Apesar de sua importância, a falta desse acervo (como livros didáticos e literários) é algo em evidência no dia-a-dia de muitos alunos. A maioria das escolas tem uma deficiência em relação ao material disponível. Dessa forma, os frequentadores dessas escolas(como professores e alunos) ficam desmotivados e isso prejudica o ensino em diversos aspectos.
Os acervos culturais são extremamente necessários, porque sem o material adequado as escolas se tornam incapazes de transmitir conhecimento e assim a educação se torna precária e insuficiente. Mas para que não haja problemas deve haver investimentos na área, como a compra de livros didáticos e literários.




Por Leticia França

Champions melhor que campeonatos locais?


Amantes de futebol dão mais valor à UEFA Champions League do que à campeonatos locais.


Há outros campeonatos do nosso continente, como por exemplo a Copa Sul-Americana ou a Copa Libertadores da América. Não há meio de não se admirar com a UCL, pois pense: nela temos os melhores jogadores do mundo atuando - Cristiano Ronaldo, Messi, Ribery, Neymar, Özil, Iniesta;enfim, e também temos os melhores times do mundo - Barça, Real Madrid, Bayern de Munique, M. United e outros, além do futebol bonito e envolvente à qualquer espectador e dos estádios enormes e lindos que os clubes possuem.
Pense agora novamente: Por que, então, damos mais valor à UCL do que aos campeonatos?
Muitas pessoas amantes de futebol dão muito mais valor à UEFA Champions League do que locais e/ou do nosso continente? Há várias respostas para essa pergunta. Uma delas seria a "máfia do futebol brasileiro". A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) é corrupta e seus dirigentes só pensam no dinheiro que eles podem adquirir, ou seja, nunca pensam nos clubes, em defende-los quando há em jogo questões internacionais, e no bem do futebol brasileiro, não ajudam os clubes na sua manutenção e na manutenção de seus estádios.
Como a CBF não ajuda a administrar os estádios, os próprios clubes administram sozinhos. Mas, para isso, não possuem recursos necessários por conta dos absurdos e altíssimos salários que pagam aos jogadores e técnicos, que nunca iam merecer essa quantidade de dinheiro. Então contratam empresas públicas ou particulares - na maioria das vezes pública - para cuidarem do estádio e do gramado.

Então reflita: jogadores que "não jogam o que ganham", estádios com condições ruins e o campeonato com um futebol não tão envolvente, não seria preferível ver a UCL? É preferível, mas não deveria ser.
Torcidas brasileiras protestam contra o futebol moderno, que apenas valoriza o dinheiro e não a verdadeira essência do futebol






terça-feira, 17 de setembro de 2013

Oh oh oh oh! Rock in Rio!

 Como o mundo inteiro sabe, está acontecendo o festival Rock in Rio aqui no Brasil, no Rio de Janeiro. Com um line-up de deixar todo mundo feliz, ninguém está se decepcionando de ter corrido atrás dos ingressos! Mas e aí? Qual é a desse Rock in Rio?
Primeiro Rock in Rio da história!
 Bom, o Rock in Rio teve origem aqui no Brasil, realizado pela primeira vez em 1985 no Rio de Janeiro, e ocorreram outras edições mais pra frente.
Em 2004, teve sua primeira edição fora do país, foi em Lisboa, Portugal. O festival já passou, além do Brasil e Portugal, na Espanha, Madrid e acontecerá pela primeira vez em Buenos Aires, Argentina, no ano que vem (2014). Já teve 12 edições do festival, distribuídas nesses países.


Jared Leto da banda 30 second to mars.
Justin Timberlake tem sido considerado o melhor show desta edição.

   Nesse último fim de semana, 13, 14 e 15 de setembro (2013), aconteceu a primeira parte do evento , com shows bastante ecléticos e alternativos. Teve desde Axé até Pop e Alternativo.
   Os que se destacaram foram: Beyonce, na sexta (13), Thirty Seconds to Mars, no sábado (14), junto com Muse, e o incrível show do Justin Timberlake, no domingo (15), pra fechar o fim de semana.
A segunda parte do Rock in Rio começa nessa quinta (19) e termina domingo (22), com shows das bandas Metallica, Bom Jovi, Alive in Chains, Bruce Springsteen, John Mayer, Slayer, Iron Maiden e muito mais. Isso tudo junto nesse próximo fim de semana. Nem dá pra acreditar, não é?

Começa a Grande Liga!

Nesta Terça (17/09), começa o maior torneio continental de clubes do mundo.


     A equipe do Bayern de Munique levou a taça na última edição da competição


Começou! Hoje terá início a UEFA Champions League pela primeira rodada da fase de grupos às 15 h 45. São 32 times, divididos em 8 grupos, disputando este torneio. Nessa primeira rodada, teremos vários confrontos, dentre os destaques estão Galatasaray de Didier Drogba que tem pela frente uma missão difícil diante do poderoso Real Madrid de Gareth Bale e C.Ronaldo. Já o atual campeão Bayern de Munique encara o CSKA de Moscou em casa. Os dois melhores times decidirão a final no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal.
   O estádio que pertence ao Benfica será o palco da grande final


Quem será o grande campeão? O Barcelona de Neymar e Messi, assim como nos últimos anos, chega como um grande favorito, também como seu rival Real  Madrid, de CR7 e do recém chegado G.Bale. O atual campeão Bayern de Munique, do badalado técnico Pep Guardiola, também chega como um grande candidato a levar o caneco. Outros times podem vim a surpreender este ano, o Manchester United vem com tudo com Rooney e Van Persie, o rico Paris Saint Germain, dos Matadores Ibrahimovic e Cavani e o Manchester City, também podem surpreender nesta edição. Quem será que levará esse ano? Com certeza estará imperdível e será uma grande competição. 


ESPIONAGEM AMERICANA


Boatos confirmados: Estados Unidos da América usufrui de própria agência para espionagem internacional.



Foi polemizado, atualmente, a espionagem mundial feita pelos Estados Unidos com o intuito de dominação política e econômica.
"Descoberta" por um repórter brasileiro (para quem contou um analista de sistemas da NSA - a agência americana), essa espionagem incluí o Brasil e uma de suas maiores empresas e maiores bens: a Petrobrás.

Os novos 52




DC Comics lança nova geração de heróis.

Um universo alternativo? Novos heróis e os antigos com suas características reformuladas? O que aconteceria se juntássemos as linhas dos tempos de vários de HQs? A DC Comics pensou nisso e começou um projeto que vem chamando a atenção dos leitores.

Há aproximadamente um ano, a famosa empresa americana de quadrinhos vem lançando o projeto de uma "nova geração de heróis" , denominados como Os Novos 52. Tudo começa com a saga Flashpoint, onde Flash acorda em um universo alternativo. Um universo onde Mulher Maravilha e Aquaman estão em guerra, o Batman não é quem costuma a ser e o Superman nunca existiu. E na edição #5, Barry Allen junta todas as linha temporais da DC em uma só.

Então, enquanto alguns personagens praticamente não sofreram mudanças, como Batman ou Aquaman, outros foram substituídos, como Superman pelo Superboy e alguns foram totalmente reformulados.

Agora está nas mãos dos leitores decidirem qual o melhor jeito de receber essa nova Liga.


Os novos 52

Manifestação da Independência


A manifestação aconteceu no dia 7 de Setembro de 2013, na cidade de São Paulo.
O foco ocorreu no Centro, na Avenida Paulista. O movimento foi organizado por dois principais grupos: o ANONYMOUS e o BLACK BLOCK, que "falaram" em nome da população insatisfeita tanto com políticos corruptos, como com leis aprovadas ou 
que ainda estão em processo de aprovação. Políticos como: Geraldo Alckmin, 

Fernando Haddad, Ricardo Lewandowski, que de alguma forma, trouxeram e 
trazem insatisfação à população, com algum ato ou decisão em seu mandato. 
O manifesto trouxe como reivindicação também, a revolta por não terem sido
 presos os condenados no julgamento do mensalão. O protesto não foi de forma
 pacífica, alguns vândalos depredaram estabelecimentos privados e públicos e
 houve confronto com a Polícia Militar. 



The Bling Ring

The Bling Ring: A gangue de Nova York

Influência dos famosos na sociedade

O livro, que posteriormente virou o filme The Bling Ring: a gangue de Hollywood tem feito grande sucesso entre o público jovem que é muito influenciado pelos famosos.
Ele é baseado em fatos reais, fala sobre um grupo de jovens que ficou conhecido por assaltar casas de famosos na cidade de Los Angeles, Califórnia. Muitos acreditam que o motivo dos assaltos serem focados nos famosos é a influência que os jovens tinham dos mesmos, ou seja, o desejo de fama, do estilo de vida. O livro mostra, em escalar maior, como a sociedade em geral é influenciada por famosos. Vemos no dia a dia mulheres com corte de cabelo igual a uma atriz famosa e pessoas comprando roupas de uma determinada marca apenas porque um famoso a está divulgando.
Mas qual é o limite dessas influências?

''Invocação do Mal'', o mais recente filme de terror

Filme ''Invocação do Mal'' tem sua estreia superlotada

    Nessa sexta-feira 13, foi lançado o filme ''Invocação do Mal'' (''The Conjuring no original'') do diretor James Wan, que dirigiu também o filme Sobrenatural (lançado em 2010), o filme foi gravado em Rhode Island.
     A historia, baseada em fatos reais, gira em torno de um casal da família Perron (Livingston e Taylor) investigadores paranormais/demonólogos que investigam uma casa mal assombrada da década de 70 e seus fatos ocorridos. Alguns dizem que é o melhor filme de terror da atualidade, mas é muito cedo para afirmar isto, apesar de ter recebido muitos elogios, em blogs, redes sociais e ter superlotado sua estreia.

Título Original: The Conjuring
País de Origem: EUA, França
Gênero: Suspense, Terror
Estreia: 13 de Setembro de 2013
Direção: James Wan 
Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Ron Livingston, Lorraine Warren, Ed Warren, Mackenzie Foy, Lili Taylor, Joey King, Hayley McFarland, Shanley Caswell, Shannon Kook.


Novos livros nas escolas

No próximo ano, algumas escolas receberão livros da Abril Educação

Em agosto, a Abril Educação anunciou que venderá 30 milhões de livros didáticos para a edição de 2014 do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). A compra desses livros será financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O preço ainda não foi definido e os livros se destinarão aos Ensinos Fundamental I, II e Medio. Apesar de terem sido pedido 30 milhões de livros, essa demanda ficou abaixo das expectativas em relação ao ano de 2011

Por Amanda Moura